Desde o início da pandemia, o brasileiro se tornou mais disposto a comprar bens e serviços online, incluindo carros. Junto com as facilidades, também cresceu o número de golpes aplicados em consumidores de boa-fé. UOL Carros conversou com o Procon e a Polícia Civil de São Paulo para identificar os cinco golpes mais comuns na compra e venda de automóveis pela internet. De acordo com os entrevistados, os criminosos utilizam algumas estratégias em comum: oferecem negócios imperdíveis e criam um sentido de urgência, alegando que o consumidor vai perder uma oportunidade única se não fechar logo o negócio. "Eles instalam na pessoa um sentimento de cobiça e ativam o gatilho da exclusividade, da urgência, alegando que o consumidor vai perder uma oportunidade única se não fechar logo o negócio. "Eles instalam na pessoa um sentimento de cobiça e ativam o gatilho da exclusividade, da urgência. Por isso, a dica é sempre desconfiar quando a oferta for muito vantajosa e o vendedor estiver com muita pressa", explica André Junji Ikari, titular da 2ª Divisão de Crimes Cibernéticos.
Os tipos de golpes mais comuns hoje em dia envolvendo esse ramo são:
1 - Anúncio clonado
2 - Golpe do sinal
3 - Funcionário da montadora
4 - Carta de crédito contemplada
5 - Carro com sinistros ocultos
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