Em 2023, o segmento imobiliário de alto padrão registrou um crescimento de 32,9% no Brasil, com 11,9 mil unidades vendidas e um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 35 bilhões. Em perspectiva, o mercado imobiliário geral apresentou um vgv de R$ 111,9 bilhões, com a venda de 195,8 mil unidades.
Inovações continuam a redefinir o padrão do que se espera de imóveis de alto nível. Automação residencial, controles inteligentes de iluminação, clima e segurança já são ferramentas cotidianas. A verdadeira diferenciação vem da integração de novas tecnologias, como inteligência artificial e realidade aumentada, que oferecem personalização extrema e uma experiência de compra ou locação transformadora.
Para investidores e compradores, compreender o ritmo de transformação do mercado imobiliário de alta renda é crucial para a tomada de decisões estratégicas. As tendências globais apontam para um crescimento contínuo, e aqueles que souberem aproveitar essas oportunidades estarão na vanguarda de um setor que, mesmo diante de desafios macroeconômicos, continua a oferecer retornos sólidos e valiosos.
https://imoveis.estadao.com.br/artigos/opiniao-o-que-esperar-do-mercado-imobiliario-de-alto-padrao/